Notícia

Novo rascunho da COP26 suaviza obrigações climáticas para países

Texto mantém menção inédita a combustíveis fósseis, mas usa linguagem mais fraca que a primeira versão.
Novo rascunho da COP26 suaviza obrigações climáticas para países
Catve

Um novo rascunho do acordo final da COP26, a conferência do clima das Nações Unidas que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, foi divulgado na manhã desta sexta-feira (12) último dia do evento.

A versão final ainda está sendo negociada por representantes dos 197 países que participam da conferência, pois é preciso que todas as partes entrem em acordo, e por conta disso, é possível que outros trechos sejam atenuados.

O texto mantém a pressão para que países sejam mais ambiciosos em seus planos para combater o aquecimento global e estabelece uma divisão entre eles, dizendo que a atualização das promessas deve levar em conta "diferentes circunstâncias nacionais".

O rascunho também mantém a menção inédita a combustíveis fósseis, mas usa uma linguagem mais fraca do que a primeira versão do acordo para cobrar o fim de subsídios à essa fonte de energia. Enquanto o primeiro rascunho do acordo "instava" os países a voltarem com metas mais rígidas de corte de emissões até o final do ano que vem, o novo apenas pede que o façam.

O texto não confirma se as promessas melhoradas para combater as mudanças climáticas se tornarão um requisito anual. É possível que essa decisão fique para a COP27, que será realizada daqui a um ano no Egito.

 

Quer saber mais sobre o Mundo? Clique aqui.

Notícia: Catve.

Fonte(s): Catve

Comentários

Últimas notícias

Mundo
Carros se envolvem em acidente de trânsito no Centro de Toledo

Um dos motorista sofreu ferimento, mas recusou encaminhamento hospitalar.

Mundo
Auxílio Brasil começa a ser pago nesta terça-feira (18)

Investimento para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões.

Mundo
Criança é atropelada por carro em Toledo

Vítima estava em uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo.