A produção de frutas é uma das atividades mais dinâmicas do agronegócio brasileiro. Presente em praticamente todas as regiões do país, movimenta bilhões de reais por ano. Para os pequenos produtores é uma alternativa muito boa para aumentar a renda.
A fruticultura é um setor importante para o agronegócio brasileiro já que gera renda e muitos empregos diretos. O Brasil é uma potência na produção de frutas como a laranja, banana, manga e também a uva, que no Show Rural acaba sendo bastante visada por ser bastante bonita. É uma fruta que pode ser consumida in natura ou ser usada para a produção de vinhos.
Na área do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) a uva está sempre presente. No entanto, o espaço ainda tem muito alimento saudável e rentável. Ao todo são 13 espécies, mais de 20 variedades. Os pés que têm frutos costumam chamar mais a atenção, mas quase todos podem ser cultivados na região.
A dona Zefa parou pra tirar uma foto no pé de pitaya. Ela tirou um tempinho exclusivamente para visitar o espaço da fruticultura. É quase que uma terapia para a aposentada.
Os produtores ainda precisam quebrar o paradigma de que a fruticultura é um setor complicado por conta da mão de obra. Fácil não é mesmo, mas vale dar uma atenção especial para o potencial e a demanda da fruticultura.
"Basta a gente mudar um pouquinho aquela cultura de que coisa de fora é melhor, que a gente consegue produzir coisa boa aqui sim", explicou o engenheiro agrônomo, Luiz Carlos.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642