Catve
A pesquisa foi realizada em 16 estados brasileiros, envolveu 14 culturas agrícolas e quatro tipos de rebanhos. Ao todo, foram ouvidos 3.100 produtores.
Com destaque para o Paraná, o levantamento identificou que a idade média do produtor paranaense é de 47 anos. Além disso, 53% dos entrevistados escolheram a profissão para dar continuidade à tradição familiar.
Outro dado importante do levantamento inédito, apresentado no Show Rural Coopavel, mostra que os produtores do Paraná estão atentos às mudanças climáticas: 91% acreditam que as transformações no clima já provocam algum tipo de impacto na agricultura.
"Isso é excelente porque mostra que o produtor rural está conectado ao que está acontecendo no mundo e o que está acontecendo em relação à sustentabilidade", completou o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos
Na feira, uma das empresas apresentou tecnologias que ajudam o produtor a reduzir, por exemplo, a aplicação de defensivos agrícolas. Trata-se de uma inovação que impacta diretamente o meio ambiente e também contribui para a eficiência no campo.
"A tecnologia ajuda muito o produtor a reduzir o desperdício da lavoura. O desperdício está associado a dois pontos importantes que é a questão ambiental, de fazer um uso mais racional de insumos e também a questão dos custos, isso ajuda mantê-lo mais competitivo", explica o diretor de marketing, Wanderson Tosta.
A pesquisa mostrou também que muitos agricultores ainda são analógicos e tem um baixo uso de tecnologias nas propriedades durante o dia a dia. Esse cenário revela um enorme potencial para as marcas que podem apoiar essa transformação e ajudar os produtores nesse caminho que não tem mais volta, até porque hoje em dia tudo é movido pela tecnologia.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Déborah Evangelista | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642