Catve
Em meio ao ritmo intenso do Show Rural Coopavel, um espaço convida o visitante a desacelerar, observar e, claro, registrar o momento. No jardim, as esculturas de milho, trigo e soja viraram parada obrigatória para fotos.
Entre lavouras tecnológicas e máquinas de última geração, a arte também encontra seu lugar no maior evento do agronegócio da América Latina.
As obras chamam a atenção pelo realismo e pelo simbolismo. Culturas que representam a base da produção agrícola brasileira ganham forma artística e dialogam diretamente com a identidade do campo e com a força do agro.
O trabalho carrega uma história familiar. Tudo começou com o pai, Valdir Alfonso Turatti, que produzia esculturas em areia — inclusive expostas em diversas edições do Show Rural.
Neste ano, o projeto ganhou uma nova linguagem. As esculturas foram feitas sob encomenda para a feira e produzidas em apenas dois meses, com cerca de 2,5 metros de altura cada.
Valdir se aposentou e passou o bastão ao filho, Roger Turatti, que deu continuidade ao legado. As esculturas do Show Rural são feitas em isopor e fibra de vidro.
A família é de Toledo e produz diversos tipos de esculturas, principalmente de animais de fazenda.
Para todo artista, o maior prazer é o reconhecimento. No Show Rural, cada registro feito, cada foto tirada, traduz a satisfação dos escultores responsáveis por esse trabalho.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642