Foto: IAT-PR
Segundo o Prognóstico Climático de Primavera 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os estados do Paraná e Santa Catarina devem enfrentar um perÃodo de chuvas abaixo da média histórica, enquanto o Rio Grande do Sul pode registrar precipitações próximas ou acima da média. A tendência climática para a primavera, que se estende até 21 de dezembro, inclui temperaturas acima do normal em toda a região Sul, com destaque para o oeste da região.
Para a safra de grãos de 2024/2025, as perspectivas climáticas indicam que a falta de chuvas em Paraná e Santa Catarina pode comprometer o inÃcio do plantio. O Rio Grande do Sul, no entanto, poderá se beneficiar das precipitações mais regulares, ajudando as lavouras de inverno ainda em campo e favorecendo o inÃcio da próxima safra de verão. Contudo, se o fenômeno La Niña se estabelecer até dezembro, como previsto com uma probabilidade de 60%, há chances de redução dos nÃveis de umidade no solo, afetando o desenvolvimento das culturas.
Este cenário de condições mais secas e temperaturas elevadas no Sul requer atenção especial dos produtores, principalmente quanto à gestão de recursos hÃdricos, para mitigar os impactos da estiagem nas plantações e garantir um bom rendimento das lavouras.
Catve
** Envie fotos, vÃdeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642