Agro

Estiagem deve afetar mais de 50% da produção de grãos em Toledo

Em algumas áreas produtores dizem que já perderam 80% e pedem decreto de emergência


PUBLICIDADE

O longo período sem chuvas significativas e calor intenso estão castigando produção de soja em Toledo. Produtores somam 53% de perdas, mas em algumas propriedades, onde choveu menos, esse número chega a 80%.

O produtor de soja, Aluir Dalposso, tem 100 hectares de produção de soja plantada, nos anos anteriores ele chegou a colher 150 sacas por hectare, agora essa produção vai cair para 15 sacas.

A região já está a 50 dias sem chuvas significativas, as temperaturas chegaram a 38°C.

A propriedade de Aluir fica a 10km de Toledo, é apenas uma das afetadas pela estiagem e altas temperaturas.

Segundo levantamento do SEAB (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), as perdas na safra de verão de soja e milho do município já chegam a 53%, um prejuízo de mais de R$ 409 milhões. Esses números podem ser ainda maiores se não chover nos próximos dias.

O cenário crítico levou o setor de agropecuária a fazer um pedido para a Administração Pública, para que decrete situação de emergência. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (29) e a decisão deve sair na segunda quinzena de janeiro. Até lá serão levantados dados dos prejuízos materiais e humanos.

O decreto de situação de emergência deve aliviar a situação do produtor, que já prevê uma nova safra ruim considerando o clima seco e quente que deve prevalecer nos próximos meses.


JC1


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro