Catve.com
A Prefeitura de Toledo entregou, na tarde da última sexta-feira (26), a Horta Agrocidadão, projeto desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e ProteÃna Animal (Smap). A entrega foi no cruzamento das ruas Pedro Nardi e Silvia Manica, no Jardim Santa Clara IV, e faz parte do cronograma de ações do Junho Verde.
A iniciativa transforma terrenos públicos urbanos ociosos em espaços para produção sustentável de alimentos. A proposta é fortalecer a segurança alimentar, a educação ambiental, a inclusão social e os vÃnculos comunitários no municÃpio.
O projeto-piloto, implantado no Jardim Santa Clara IV, é voltado a famÃlias e cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Em entrevista à reportagem, o secretário municipal de Agricultura e ProteÃna Animal, Luiz Bombardelli, destacou o caráter humanitário da ação. Segundo ele, a Prefeitura utiliza a agricultura como ferramenta de inclusão. O secretário afirmou que o retorno emocional e a ocupação produtiva melhoram a qualidade de vida dos participantes, e que o ganho financeiro surge como consequência do bem-estar e da motivação gerados pelo cultivo diário das hortaliças.
Como funciona
A seleção dos beneficiários é feita pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pela triagem técnica com base em critérios de vulnerabilidade e aptidão para a atividade.
Cada famÃlia ou participante individual recebe uma área de 400 a 500 metros quadrados para cultivo. A Smap adquiriu os equipamentos necessários e garante suporte técnico e financeiro contÃnuo aos produtores.
A expectativa da Prefeitura é capacitar os produtores urbanos na gestão dos recursos e no manejo agrÃcola, para que, no futuro, alcancem independência financeira e passem a administrar as hortas de forma autônoma.
Kariny Camilo sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vÃdeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642