Imagem: Arquivo Catve
Capanema viveu nesta quinta-feira (5) um dos dias mais quentes de 2026 até o momento. Segundo a estação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros marcaram 38,5°C.
A sensação térmica, devido à umidade, chegou a 44°C por volta das 17h15, colocando a cidade como um dos pontos mais quentes do estado nos últimos dias.

No município vizinho de Planalto, a máxima do dia foi de 35,5°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor intenso faz parte de uma onda de calor que atinge toda a Região Sul do Brasil. Segundo o Inmet, um alerta meteorológico de nível vermelho, está em vigor para grandes áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até o início do fim de semana. O fenômeno pode manter temperaturas até 5°C acima da média histórica, com máximas variando entre 36°C e 40°C ou mais em muitas localidades.
Especialistas alertam que períodos prolongados de calor extremo aumentam o risco de desidratação, exaustão térmica e outros impactos à saúde, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A sexta-feira (6) será marcada por tempo estável e calor intenso na região Oeste do Paraná, conforme o Simepar. O sol predomina ao longo do dia e não há previsão de chuva para os principais municípios da região.
Em Cascavel, os termômetros devem variar entre 21°C pela manhã e 31°C à tarde. Toledo terá mínima de 23°C e máxima de 33°C, enquanto Foz do Iguaçu e Guaíra podem chegar a 34°C.
Apesar do tempo firme, entre a tarde e o início da noite podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais próximas às fronteiras com o Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Para o fim de semana, a previsão indica aumento da instabilidade em todo o Paraná, com maior risco de temporais.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642