Pela primeira vez, uma sessão itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi realizada em um município do Oeste do estado. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), no auditório do Colégio Estadual Premem, em Toledo, e reuniu profissionais da área jurídica, alunos da rede estadual de ensino e estudantes do ensino superior.
Durante a sessão, foram julgados processos que tramitam em segundo grau. A iniciativa busca aproximar a Justiça Eleitoral da população e tornar o processo de julgamento mais acessível, com o uso de uma linguagem simples e didática.
"O objetivo dessas sessões itinerantes é aproximar a Justiça Eleitoral da população, explicando o que ela é, como funciona e como se dá uma sessão de julgamento. Essa proximidade é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal Superior Eleitoral", destacou o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. Ele lembrou que já houve edições anteriores em Curitiba, Londrina e Paranaguá, sendo esta a quarta sessão, agora em Toledo.
O projeto é promovido pelo Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Paraná. Para o promotor de Justiça Eleitoral de Toledo, Giovani Ferri, o evento representa uma oportunidade para a comunidade compreender melhor o papel do Tribunal.
"É uma sessão como as que ocorrem normalmente em Curitiba, na sede do TRE-PR. É fundamental para que a sociedade acompanhe o trabalho da Justiça Eleitoral e se aproxime do universo jurídico que envolve a atuação da Corte", afirmou Ferri.
Além de promover o acesso à Justiça, as sessões também têm caráter pedagógico, especialmente para quem está se formando na área do Direito. Gabrielle Zotti, coordenadora adjunta do curso de Direito da FAG Toledo, ressaltou a importância do evento para os estudantes.
"É de extrema importância que nossos alunos tenham contato com uma sessão como essa. O Direito Eleitoral é uma área consolidada, promissora e que desperta interesse. A vivência prática contribui muito para o aprendizado", avaliou.
A próxima sessão itinerante do TRE-PR está prevista para novembro, no município de Venceslau Brás.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Wagner Lima | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642