Cotidiano

Toledo promove campanha contra a pólio e multivacinação neste sábado (20)

No perímetro urbano unidades vão atender das 8h às 17 e no área rural das 8h às 12h


Foto: Catve

PUBLICIDADE

Toledo promove neste sábado (20) campanha contra a poliomielite e multivacinação em vários pontos do município. Todas as unidades de saúde da cidade (8h às 17h) e do interior (8h às 12h) estarão abertas para atualizar doses em atraso de pessoas de todas as idades - para isso, basta levar carteirinha e documento com foto.

Um ponto de vacinação contra a pólio funcionará das 11h às 21h no Shopping Panambi. Devem ser imunizadas contra a poliomielite todas as crianças de 1 a 4 anos que completaram o esquema vacinal nos primeiros 12 meses de vida.

Desde o início da campanha, em 8 de agosto, somente 7,3% (534 crianças ao todo) foram vacinadas contra esta doença. "Daremos ênfase à atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 0 e 15 anos, mas é fundamental que todas com idade entre 1 e 4 anos que completaram o esquema vacinal do primeiro ano de vida sejam imunizadas contra a pólio", pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Cleunice Sarturi. "Essa mobilização nacional segue até 9 de setembro e queremos ampliar significativamente esta cobertura, pois a poliomielite está erradicada no Brasil, mas voltou a aparecer em alguns países. É uma patologia grave, que causa danos irreversíveis, e não podemos deixar que ela volte a representar perigo para nossas crianças", alerta.

Importante: o Decreto Estadual nº 10.596/2022 (ao qual Toledo aderiu integralmente por meio do Decreto nº 414/2022) retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechados. Contudo, sua utilização continua sendo exigida em ambientes de saúde que atendem pacientes com síndrome respiratória, o que é o caso das unidades de saúde mencionadas.

Assessoria

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano