Cotidiano

Clube da Poesia faz homenagem para mães da Embaixada Solidária em Toledo

Poesias, música, canções, lágrimas e sorrisos marcaram a homenagem para as mães imigrantes


Foto: Assessoria

PUBLICIDADE

Poesias, música, canções, lágrimas e sorrisos marcaram a homenagem que o Clube da Poesia fez para mães imigrantes atendidas pela Embaixada Solidária de Toledo. Cheio de muita emoção, o evento foi realizado no auditório da Unioeste e contou com o apoio da Secretaria de Política para Infância, Juventude Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, através da coordenadoria de Políticas para Imigrantes.

O Coral Feminino Encanto Sul abriu a apresentação com belas canções que logo foram seguidas por poesias e poemas. O Grupo de Dança Circular Girassol levou uma impressionante coreografia que uniu as mais diferentes etnias presentes no evento.

A presidente do Clube da Poesia, Edy das Graças Braun, abriu o evento com boas vindas e conceituou que existem mães invisibilizadas e que essa realidade precisa de superação e justiça. "Na história na humanidade o esforço das mães nunca foi reconhecido. Lembro que algumas mulheres que não escolheram a maternidade e que mesmo assim desempenham com primazia seu tão sagrado papel. Somos todos estrangeiros nesta terra e homenagear mulheres que chegaram neste país para recomeçar suas vidas é o mínimo que podemos fazer. Essas mulheres lidam com uma saudade que nem podemos imaginar", disse a presidente que terminou seu discurso com um poema emocionante sobre as diversas mães que um ser humano encontra na vida.

A presidente da Academia de Letras de Toledo (ALT) Lúcrecia Welter Ribeiro parabenizou o Clube da Poesia pela escolha das imigrantes para sua homenagem. "O trabalho da Embaixada Solidária é digno de admiração pela maneira humana e altruísta que trabalham pela integração dos povos e pelo recomeço dos refugiados em nossa cidade e região. O Clube da Poesia foi de uma sensibilidade incrível e desempenhou uma incrível homenagem", destacou a presidente, que também fez a declamação de poemas que escreveu em homenagem a sua mãe e também seus filhos.

Schinaidine Rene é haitiana e mora em Toledo com o esposo e o filho que nasceu em solo brasileiro. Emocionada, traduziu para suas conterrâneas a mensagem de amor e carinho dos poetas e poetizas do Clube. "Nós mãe somos unidas por algo que tem a mesma tradução em qualquer país ou cultura. O que nos move é o amor que temos pelos nossos filhos e é por eles que lutamos, saímos dos nossos países e estamos aqui para lutarmos juntas," disse em crioulo, minutos antes de traduzir em português seus agradecimentos aos poetas.

A venezuelana Celestina Romero agradeceu em nome do seu país e chamou suas conterrâneas de irmãs. "Eu cheguei no Brasil com muita dificuldade, assim como cada um dos meus irmãos. Não entendia o português e pensava que os brasileiros estavam me xingando, mas descobri uma nação fantástica, feliz e disposta a nos ajudar em tudo. Quem no mundo tiraria seu tempo para fazer uma homenagem tão única para mães imigrantes? O Brasil é um abraço de alegria em tempos difíceis para muitos dos refugiados", completou Celeste.

O evento contou com a presença da Secretária de Política para Infância, Juventude Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, da coordenadora coordenadoria de Políticas para Imigrantes, Laudiceia Correa, da Diretora do Departamento de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano Aline Katucia Back Turmina e da fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes.

HISTÓRIA - A Embaixada Solidária de Toledo completará no dia 19 de Maio seis anos de atividades. A entidade é reconhecida em território nacional e internacional. Um dos principais projetos da ONG é o Mundo em Retalhos, patrocinado pela Itaipu Binacional e com o importante apoio da ONG Amare Vitae. O projeto é permanente e visa criar laços afetivos e promover a integração de imigrantes e brasileiras através da vigilância social.


Assessoria


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano