Cotidiano

Representantes do IPCE visitam Toledo para vistoriar estruturas

Cidade sediará dois eventos esportivos entre julho e outubro


Foto: Assessoria/Prefeitura de Toledo

PUBLICIDADE

Toledo vai receber duas competições oficiais promovidas pelo Governo do Paraná em 2022. Considerada uma das melhores estruturas esportivas do estado, o município possui expertise na organização de grandes eventos e sediará, em julho, a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) e, em setembro e outubro, a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS). Milhares de atletas, além de dirigentes e equipes de arbitragem e organização devem vir a Toledo para os eventos.

A fase final dos JOJUPS acontece de 16 a 18 de setembro e 7 a 9 de outubro. Para realizar a vistoria referente às estruturas, nesta segunda-feira (09), o município recebeu o coordenador de Esportes de Rendimento do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Emerson Venturini, o Milico, e o chefe do Polo Regional do Esporte, o qual abrange Toledo, Roberto Costa Cabral. Os representantes do esporte no Paraná foram recebidos pela equipe da Secretaria de Esportes e Lazer e pelo prefeito Beto Lunitti.

Durante o encontro, Cabral destacou a importância de Toledo no cenário do esporte paranaense. "Existe sempre o interesse em trazermos jogos oficiais para cá. Teremos uma regional de JAPS, envolvendo os municípios da Região de Foz do Iguaçu, Toledo e demais municípios da abrangência do Polo Regional 11, além da final dos JOJUPS. Nossa intenção é poder contar com Toledo ainda mais, inclusive a Secretaria de Esportes e Lazer já se propôs a sediar mais competições no ano que vem. Essa disponibilidade e competência faz com que o município seja nosso parceiro".

A boa estrutura esportiva também foi apontada por Venturini como um dos fatores para a escolha de Toledo para sede de jogos oficiais. "Toledo possui estruturas próprias, depende muito pouco da iniciativa privada para sediar e isso faz toda a diferença. Temos, em algumas situações, dois ginásios à disposição para uma modalidade e isso é de grande valia". Milico disse ainda que a proatividade da secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, é reconhecida por ele e demais dirigentes esportivos no Paraná.

A questão econômica foi observada por Marli Gonçalves Costa. "Além de gerar economia para os cofres públicos, pois evita o deslocamento da delegação, entre outras situações que envolvem a permanência dos atletas em outro município, tem o retorno financeiro para a cidade por meio da movimentação do comércio local. "A pessoa consome aqui, as equipes de trabalho do estado vão para hotéis e restaurantes, e isso gera renda para estes setores e receitas para o poder público", comentou.

Lunitti, além de agradecer a escolha e as observações, reforçou o esforço conjunto dos gestores ao longo da história para deixar esse legado. "Hoje Toledo acolhe e promove mais de 70 modalidades de forma direta ou indireta e queremos celebrar tudo isso. Vamos preparar uma grande cerimônia de abertura, pois estamos desejosos de celebrar nossos 70 Anos e o esporte está inserido em nossa programação. Toledo está feliz". Beto e a equipe aproveitaram para apresentar as logomarcas das competições e as camisetas a serem utilizadas pela delegação toledana.

Abertura - Se pela manhã a reunião foi com os representantes do estado, no período da tarde foi a vez dos servidores municipais das Secretarias de Cultura e Esportes e Lazer e do Gabinete do Prefeito se reunirem para analisar o primeiro esboço da abertura. A cerimônia será realizada no dia 17 de setembro no Ginásio de Esportes Alcides Pan. A previsão é de shows, desfile das delegações, entre outras atrações.  

Prefeitura de Toledo

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano