Política

Ministério Público pede prorrogação do afastamento de vereadores de Toledo

Parlamentares são acusados de solicitar propina para aprovação de projeto de lei


Catve

PUBLICIDADE

Teve início na manhã desta sexta-feira (30), no Fórum de Toledo, a audiência de instrução e julgamento que apura denúncias de corrupção passiva envolvendo os vereadores afastados Edimilson Dias Barbosa, o "Dudu Barbosa", e Valdomiro Nunes Ferreira, o "Bozó".

Durante a sessão, o Ministério Público do Paraná (MPPR) pediu a prorrogação, por mais 180 dias, do afastamento dos dois parlamentares. Segundo o órgão, o retorno dos réus ao exercício do mandato poderia comprometer a moralidade administrativa, a credibilidade da Câmara Municipal e a ordem pública.

O pedido é amparado por jurisprudência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhecem a legalidade e a necessidade do afastamento cautelar em casos de crimes contra a Administração Pública.

Além do processo que tramita na Justiça, os vereadores também são alvo de apuração no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Toledo. O procedimento interno segue em andamento, mas aguarda decisão judicial para dar continuidade às próximas etapas da investigação no âmbito do Legislativo.

Edimilson Dias Barbosa e Valdomiro Nunes Ferreira são réus acusados de solicitar R$ 300 mil em propina para viabilizar a aprovação de um projeto de lei. De acordo com o Ministério Público, o crime teria sido praticado dentro da Câmara de Vereadores, com uso da estrutura pública e da influência política dos cargos, incluindo o controle de votos de outros parlamentares e estratégias para evitar investigações.

A sessão de instrução deve se estender ao longo de todo o dia. Após o encerramento desta etapa, serão abertos os prazos para as alegações finais das partes e, na sequência, caberá à Justiça analisar o caso e proferir a sentença.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Carol Barufatti | Catve

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política