Foto: Ricardo Stuckert
Um dia antes da assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, em Assunção, no Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o tratado é positivo para o Brasil, para os paÃses do Mercosul e para a Europa.
Lula recebeu nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Apesar do encontro, o presidente brasileiro não participará da cerimônia oficial do acordo. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Durante a declaração conjunta, Lula destacou que o tratado encerra uma negociação de mais de 25 anos e cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.
"Foram mais de 25 anos de negociação. Amanhã, em Assunção, União Europeia e Mercosul farão história ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um produto interno bruto de US$ 22 trilhões. Essa é uma parceria baseada no multilateralismo", afirmou.
O presidente ressaltou que o acordo não se limita a ganhos econômicos.
"Esse acordo de parceria vai além da dimensão econômica. A União Europeia e o Mercosul compartilham valores como respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. Mais diálogo polÃtico e mais cooperação vão garantir padrões elevados aos direitos trabalhistas e à defesa do meio ambiente", completou.
Lula também lembrou que a conclusão do tratado era uma das prioridades do seu terceiro mandato.
"Esse acordo vai além da dimensão econômica. A União Europeia compartilha democracia, Estado de direito e direitos humanos", reforçou.
Para o presidente, o tratado representa um avanço estratégico para a inserção internacional do Brasil e para o fortalecimento do Mercosul no cenário global.
A assinatura oficial do acordo ocorre neste sábado (17), em Assunção, durante encontro entre representantes dos paÃses do Mercosul e da União Europeia.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vÃdeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642