A Câmara Municipal abre o ano legislativo de 2021 na segunda-feira (8), em sessĂŁo ordinária a partir das 14h que deverá receber o prefeito de Toledo, LuĂs Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt. O prefeito vem ao Poder Legislativo em cumprimento ao artigo 55 da Lei Orgânica de Toledo, que estabelece nas atribuições do cargo, no inciso X, a competĂŞncia privativa de "remeter mensagem e plano de governo Ă Câmara por ocasiĂŁo da abertura de cada sessĂŁo legislativa, expondo a situação do MunicĂpio e solicitando as providĂŞncias que julgar necessárias".
A sessĂŁo de segunda-feira abre formalmente o ano legislativo, mas Ă© a nona deste ano, quando a Câmara Municipal realizou seis sessões extraordinárias em janeiro, alĂ©m da sessĂŁo de instalação e sessĂŁo solene de posse do prefeito e vice, conforme prevĂŞ a Lei Orgânica de Toledo. As seis primeiras sessões extraordinárias do ano foram realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro, para apreciar o Projeto de Lei n° 1/2021, do Poder Executivo, que "altera a Lei Municipal nÂş 1.931/2006, que dispõe sobre o CĂłdigo Tributário do MunicĂpio de Toledo", enquanto nos dias 14 e 15 de janeiro foi votado em outras duas sessões extraordinárias o Projeto de Resolução n° 1, da Mesa Diretora, que "suspende a execução do § 4Âş do artigo 15 da Lei nÂş 1.931, de 26 de maio de 2006, que dispõe sobre o CĂłdigo Tributário do MunicĂpio de Toledo".
Nos dias 20 e 21 de janeiro a Câmara realizou mais duas sessões extraordinárias, onde apreciou mais quatro proposições, todas do Poder Executivo, enviadas pelo prefeito Beto Lunitti com pedido de urgĂŞncia. Uma autorizava abertura de crĂ©dito orçamentário de R$ 8,6 milhões, outra que altera o Programa Atleta na Universidade e duas que alteram a bolsa-auxĂlio para desenvolvimento do Florir Toledo e a bolsa-auxĂlio para o Pro Jovem Adolescente. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.
A atual sessão legislativa é a primeira da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Toledo, eleita em 15 de novembro último excepcionalmente devido à pandemia da Covid-19, que levou o Congresso Nacional a adiar a data das eleições de 3 de outubro para o mês seguinte.
InĂcio em 1952
A primeira legislatura de Toledo foi eleita no dia 9 de novembro de 1952. A posse dos primeiros representantes eleitos dos toledanos deu-se na primeira sessĂŁo da Câmara Municipal de Toledo, no dia 14 de dezembro do mesmo ano. Nesta data, a entĂŁo vila no interior de Foz do Iguaçu, fundada por desbravadores gaĂşchos em 27 de março de 1946, foi oficialmente elevada Ă condição de MunicĂpio de Toledo e os nove representantes no Poder Legislativo eleitos pela população empossaram o primeiro prefeito, Ernesto Dall´Óglio.
Assessoria
** Envie fotos, vĂdeos, denĂşncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642