Esporte

Toledana de 14 anos é campeã brasileira de judô na categoria sub-18

Talita Chiao, foi campeã na superligeiro -40 kg ao derrotar competidora do Ceará com um ippon


Fotos: @clickcertoawnsports

PUBLICIDADE

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de judô reuniu mais de 300 judocas de 26 estados brasileiros em Vitória, Espírito Santo. O evento voltou neste ano ao calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) depois de uma pausa de dois anos por conta da pandemia. Foi a terceira e última etapa nacional a distribuir pontos no ranking brasileiro sub-18, que será utilizado como critério na convocação da seleção brasileira de judô para o Mundial Cadete de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, neste ano.

A participação de uma toledana de 14 anos acabou sendo um dos destaques da competição. Talita Yukari Uemura Chiao, foi campeã brasileira na categoria sub-18 superligeiro -40 kg. Vitória de virada no golden score (acréscimos) sobre Ana Silva, lutadora do Ceará. Depois de levar duas advertências, Talita aplicou um golpe certeiro e concretizou um ippon na adversária, tornando-se campeã com quatro anos a menos que a categoria em disputa.

Logo após desembarcar no aeroporto de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira (27), Talita Chiao seguiu direto para Toledo, onde foi recebida por seus colegas de Associação de Judô Ricardo Santos na sede da academia. Dali, saíram por carreata por algumas das principais vias da cidade até chegarem ao Paço Municipal Alcides Donin.

A ida de Talita a Vitória só foi possível graças à grande mobilização capitaneada pela Associação de Pais e Amigos do Judô para angariar os recursos necessários para a viagem à capital capixaba. Com esse título, a atleta passa a ocupar o primeiro lugar no ranking nacional da categoria, que a coloca em vantagem na disputa pela vaga destinada ao Brasil no campeonato mundial.

Antes disso, ela deve receber, nos próximos dias, convite da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do circuito europeu da modalidade. Um bom resultado no Velho Continente poderá ajudar Talita a carimbar seu passaporte para o mundial.

Atletas que já vinham se destacando nesses eventos, como Antonio Neto (73kg), Ernane Neves (66kg), Jesse James Barbosa (90kg), Bianca Reis (57kg), Mari Hayse Silva (70kg) e Emilly Santos (+70kg) confirmaram o bom momento e se mantiveram como os principais nomes de suas respectivas categorias levando ouro no Brasileiro.


Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte