Esporte

2ª Divisão: Toledo se complica na luta pelo acesso. Foz fora do G-4, mas com chances reais

Para a última rodada, seis times vão brigar por três vagas na fase semifinal


Foto: Assessoria/EC Laranja Mecânica

PUBLICIDADE

A penúltima rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, disputada nesta quarta-feira (11), deixou claro o que cada clube precisa fazer para atingir seus objetivos, ou não, dentro do campeonato. Com jogos equilibrados, a 8ª rodada foi relativamente emocionante para os torcedores dos 10 clubes participantes da segundona. Para a última rodada, seis times vão brigar por três vagas na fase semifinal. 

Quem mais comemorou, certamente, foi o torcedor do Aruko Sports Brasil, clube da cidade de Maringá. Jogando fora de casa, a equipe treinada por Rafael Andrade venceu o Apucarana por 1 a 0 com gol de Luigi aos 44 minutos do segundo e matematicamente foi a primeira equipe a garantir uma vaga para a semifinal da 2ª Divisão. O Aruko lidera o Estadual com 16 pontos e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o Foz do Iguaçu, que tem 12 pontos. Independentemente de qualquer resultado na última rodada, quando enfrenta o Toledo fora de casa, o time de Maringá está na fase decisiva para o acesso. 

Por falar em Toledo, o Porco confirmou a queda de rendimento que vinha tendo nas últimas rodadas e voltou a frustrar a torcida em um novo confronto direto na tabela de classificação. A derrota por 2 a 0 para a Laranja Mecânica, de Arapongas, com gols de Simar e Igor Daniel, pode custar muito caro, o acesso. Com 10 pontos e na décima posição na tabela o time do oeste vai precisar vencer o Aruko na última rodada e ainda assim torcer por uma combinação de resultados. Para avançar de fase com um resultado positivo sobre o líder, dois de quatro times que também disputam uma vaga para semifinal não vençam seus compromissos: Iguaçu, Laranja Mecânica, Foz FC e PSTC. Eles são, terceiro, quarto, quinto e sexto na tabela, respectivamente. O Andraus é o segundo com 14 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Toledo. 

Ou seja, o TEC, tem duas vitórias contra três de Iguaçu, Laranja Mecânica, Foz e PSTC. Como o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, caso os concorrentes empatem na rodada, com exceção do Iguaçu, que para ser alcançado pelo Porco teria que perder, existe a chance de o clube toledano deixar os rivais para trás no saldo de gols. O Iguaçu tem um gol de saldo, a Laranja tem dois, o Foz tem um e o PSTC tem saldo negativo de -2. O Toledo está zerado no saldo de gols. Neste cenário de empates jogos envolvendo a Laranja Mecânica, o Azulão da Fronteira e o PSTC, e derrota de Iguaçu, o TEC precisaria vencer o Aruko por pelo menos dois gols de diferença. 

Resumindo, o Toledo precisa vencer e torcer por três tropeços nos jogos envolvendo Iguaçu, Laranja Mecânica, Foz do Iguaçu e PSTC e ainda levar vantagem nos critérios de desempate. O que pode ajudar, ou atrapalhar o TEC ao mesmo tempo, é que na última rodada tem apenas um confronto direto nessa briga: PSTC x Laranja Mecânica. Para o Porco seria melhor um empate nesse jogo que acontece em Cornélio Procópio. Se tiver um vencedor, esse já se colocará automaticamente na frente do Toledo, diminuindo as possibilidades. 

O Foz do Iguaçu tem chances mais reais de classificação para a semifinal da segundona, mas também não depende somente das próprias forças. O empate em 1 a 1 fora de casa com o Iguaçu não foi tão ruim, mas uma vitória seria bem melhor. O Azulão chegou à quinta colocação com 12 pontos. No domingo (15) recebe o Prudentópolis, lanterna do campeonato e já rebaixado para a Terceira Divisão. Se vencer pode terminar a 1ª fase em segundo, desde que o Andraus seja derrotado pelo Apucarana e Iguaçu e Laranja Mecânica empatem. Se perder será eliminado e se empatar terá que torcer por uma derrota do Iguaçu para o Verê. 

Em uma única circunstância poderíamos ver os dois times do oeste do Paraná classificados para a semifinal. Os dois precisam vencer e torcedor por uma derrota do Iguaçu e por um empate entre Laranja Mecânica e PSTC, ainda assim o Toledo teria que vencer o Aruko por três gols para tirar a diferença no saldo da Laranja Mecânica. Veja a classificação completa na galeria de imagens. 

Classificação: 

  • 1º Aruko - 16
  • 2º Andraus - 14
  • 3º Iguaçu - 13
  • 4º Laranja Mecânica - 12
  • 5º Foz do Iguaçu - 12
  • 6º PSTC - 11
  • 7º Toledo - 10
  • 8º Apucarana - 9
  • 9º Verê - 6
  • 10º Prudentópolis - 4

Confrontos da 9ª rodada:

  • 15/05 - 15h30 - Toledo x Aruko - Estádio 14 de Dezembro
  • 15/05 - 15h30 - Foz do Iguaçu x Prudentópolis - Estádio ABC
  • 15/05 - 15h30 - Andraus x Apucarana - Estádio Atílio Gionedis
  • 15/05 - 15h30 - PSTC x Laranja Mecânica - Estádio Ubiraja Medeiros
  • 15/05 - 15h30 - Verê x Iguaçu - Estádio Vila Mar

Redação Catve.com


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte