Política

Pedágio volta a operar em Curitiba no dia 26 de fevereiro

Estudos dos lotes 3 e 6 foram enviados para o TCU


Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

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Diretores do Grupo Pátria, que controlam a concessionária de pedágio Via Araucária, estiveram nesta quarta-feira (17/1) na sede da Prefeitura de Curitiba para apresentar o plano de ação para as estradas da região de Curitiba e interior.  A concessionária anunciou início das operações, no dia 26 de fevereiro.

A via Araucária vai controlar o pedágio do Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, um trecho de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. 

O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277). 

Durante o encontro, o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santilan, que estava acompanhado do diretor-financeiro, Gilson Carvalho, e do coordenador institucional, João André Sarolli, explicou que a previsão é de que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões nas obras.

As melhorias e manutenção serão realizadas em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. A ideia é investir 75% do montante nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.

Entre as obras previstas, estão a implantação de 344 quilômetros de duplicações, onde está contemplado o trecho Curitiba-Campo Largo, da BR-277. Além disso, prevê implantar 215 km de faixas adicionais, 32 km de vias marginais, 27 km de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras.

Para atender as praças de pedágio do trecho, sinalização e conservação das rodovias, além da aquisição de guinchos, ambulância e veículos operacionais que serão utilizados para atender os usuários, serão 800 empregos abertos. 

Será criado também um sistema de radiocomunicação, com implantação de torres de rádio, totens de atendimento nas bases operacionais e um Centro de Controle Operacional (CCO).

LOTE 2 

O Lote 2, do Grupo EPR, deve entrar me funcionamento em março. A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro com cobertura integral ou parcial das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Sete praças de pedágio serão instaladas nos trechos, sendo duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369) e uma em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151) e Quatiguá (PR-092).

LOTES 3, 4, 5 E 6 

O governo federal ainda não anunciou data dos novos leilões para os próximos lotes.

Os outros quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.

Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km.

Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km.

Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 662,18 km.

ANTT envia proposta de concessão do LOTE 3 E 6 ; VEJA A NOVIDADE

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou na noite desta quinta-feira (18) que enviou estudos e documentos atualizados para o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as concessões dos lotes 3 e 6 do novo pedágio do Paraná.


O lote 6 corresponde às rodovias da região Oeste do estado. As concessões representam quase R$ 35,1 bilhões em investimentos e visam facilitar o acesso à região, com a previsão de quase 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.

A documentação foi encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) na última terça-feira (16/1). "A Agência está dando um passo adicional neste importante projeto viário. Após o aval do TCU, a expectativa é realizar os devidos ajustes necessários para que as concessões se tornem úteis para a população do Paraná ainda neste ano", destacou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. No Lote 3, está prevista a implantação de 71,7 quilômetros de contornos e a duplicação de 116 km de trechos. Já no Lote 6, são planejados 13,7 quilômetros de contornos e 445,4 km de duplicação. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus. Essas melhorias visam aprimorar tanto a trafegabilidade quanto a segurança, além de contribuir para o compromisso ambiental do projeto.

Atualmente, as rodovias não têm uma concessionária responsável na área, uma vez que as concessões foram encerradas pelo estado em novembro de 2021. O objetivo com as novas concessões é revitalizar a manutenção e conservação dos trechos a serem leiloados. "O estado paranaense ganhará bastante em investimentos a partir do momento em que as vias forem concedidas. Isso impulsionará a infraestrutura e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região", ressaltou Cynthia Ruas, superintendente substituta de concessão da Infraestrutura da ANTT.

A expectativa inicial do Governo Federal é lançar os editais de concessão neste ano, e os dois projetos têm o potencial de garantir 240.657 empregos diretos, indiretos e efeito-renda para a região. A ANTT destaca ainda que a publicação dos editais ocorre a partir da análise da Corte de Contas.

Lote 3

  • BR-369/PR, BR-373/PR, BR-376/PR, PR-090/PR, PR170/PR, PR-323/PR e PR-445/PR

Extensão de 569,870 km

30 anos de concessão

R$ 15,9 bilhões de investimentos

Melhorias

116,8 km de duplicação

24,6 km de faixas adicionais

71,7 km de implantação de contornos

14,3 km de vias marginais

24,3 km de ciclovias

14,9 km de iluminação em trecho de serra

8 passagens de fauna

127 regularizações de acessos

350 pontos de ônibus

34 correções de traçado

37 passarelas

2 áreas de escape

Empregos: Estimativa de 117.358 (diretos, indiretos e efeito-renda)


Lote 6

  • BR-163/PR, BR-277/PR, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483

Extensão de 662,120 km

30 anos de concessão

R$ 19,2 Bilhões de investimentos

Melhorias

445,4 km de duplicação

31,4 km de faixas adicionais

13,7 km de implantação de contornos

112,5 km de vias marginais

37,1 km de ciclovias

14 passagens de fauna

134 pontos de ônibus

45 correções de traçado

41 passarelas

1 área de escape

Empregos: Estimativa de 123.299 (diretos, indiretos e efeito-renda)


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